quarta-feira, 15 de junho de 2011

TELEMOVEL

Introdução 


As diversas vantagens ao avanço da tecnologia são várias, com a tecnologia presente nos quatros cantos do mundo, até mesmo cruzando fronteiras entre ricos e pobres, que tem vindo a tornar-se comum entre muitas pessoas. Esta mesma tecnologia veio, em parte, aproximar ainda mais as pessoas, povos e culturas,… por exemplo “ na Albânia, não é raro ver um idoso montado num jumento enquanto usa o telemóvel,” diz certo redactor de uma revista. A invasão da tecnologia talvez seja mais evidente na proliferação dos telemóveis e muitos deles são muito mais do que simples telefones. Nos modelos modernos, as pessoas podem aceder a internet, enviar e receber correio electrónico, mensagens de multimédia, ver T.V., ouvir música, tirar fotos, usar o sistema de posicionamento global (G.P.S.), efectuar e receber chamada. Tanto que actualmente seja onde nos estejamos temos a possibilidade de comunicar com qualquer pessoa, a qualquer hora do dia e em qualquer lugar, tanto em casa ou fora.


Compreender a evolução deste meio de comunicação


Os primeiros passos surgiram em 1854 pelas mãos de António Meucci, por ele foi desenvolvido um simples aparelho, que através de fios permitia-o a comunicar com a sua mulher numa distância de metros.
 São caracterizadas por gerações, entre elas a 2ª geração com o papel muito importante no seu exercício garantindo melhorias nas comunicações móveis, permitindo meios de qualidade que surgiu no então sistema roaming internacional, possibilidade de chamadas para o estrangeiro ganhando a sua aceitação notável no ano de 1998, o G.S.M. tendo o seu espaço de aderência nos utilizadores envolvendo muitos países em 60% do uso geral. A primeira chamada móvel surgiu a 3 de Abril de 1973 pelo investigador Dr. Martim Cooper, quando efectuou a primeira chamada em Nova York ao grande publico onde utilizou a marca de telemóvel Dyna Tac 8000X com um peso superior a 1 Kg, com 25 cm de altura, 3,8 cm de largura, 7,6 de espessura, chegou ao mercado em 1984 foi o primeiro telemóvel comercializado no mundo, era um telemóvel analógico de 1ª geração que permitia unicamente fazer e receber chamadas, que por sua vez eram de ma qualidade e com muitas interferências. A partir dai começou-se a desenvolver diversas outras funcionalidades, tanto que em 1992 foi enviado o 1º SMS via telemóvel e em seguida a comercialização do telemóvel com câmara fotográfica em 1997, logo depois seguiu-se a internet em 1999 e depois a expansão da rede 3G em 2001, comunicar é uma necessidade essencial do ser humano, desde os primórdios da sua existência o homem sempre procurou e desenvolveu formas e meios de comunicação de acordo com as suas necessidades.


Desvantagem no contexto privado

Na sociedade actual há desresponsabilização dos pais em relação ao comportamento dos adolescentes e pré-adolescentes os pais não impondo regras ainda promovem a cultura do consumismo e o mau uso destes instrumentos. Existem vários exemplos no que toca desvantagens do contexto privado. O uso viciado viciado dessa tecnologia trás consigo várias consequências, como a distracção e interrupções.
Exemplo: Como a de um motorista que perde o controlo do carro e bate num poste ferindo um passageiro, de imediato usa o telemóvel para pedir socorro. Perguntem-se: porque ele perdeu o controlo do carro? Talvez seja por ter tido atendido o telemóvel ou enviado uma mensagem distraindo-se da sua função. Uma investigação de um acidente de comboio na Califórnia nos Estados Unidos da América, onde resultou em 25 mortos, revelou que o maquinista tinha enviado uma mensagem de texto alguns segundos antes da tragédia, sim, ele não accionou os freios a tempo para evitar o acidente. Resultados preliminares divulgados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgando o uso excessivo do telemóvel poderá desenvolver tumores cerebrais, oferecendo provas de que as pessoas que abusam do telemóvel podem sofrer tumores cerebrais a longo prazo, a pesquisa que envolveu 13 países com mais de 12 mil pessoas entrevistadas, mas por enquanto não há provas concretas sobre os efeitos nocivos do uso do telemóvel.

Vantagens no contexto privado

A possibilidade de estarmos sempre contactáveis, comunicação em tempo real com possibilidade de visualizar imagens, sem estar pendente de fios.
A principal vantagem dos telemóveis é a de que eles nos tornam a vida mais facilitada, comunicar atrasos, chamar um reboque quando acontece uma avaria com o carro, sem ter de estar a alimentar telefones públicos com moedas ou cartões que nunca estão disponíveis, a possibilidade de tratar diversos assuntos sem ter de estar presente e ainda permitindo aos pais estar em contacto com os filhos onde quer que eles estejam, e ainda nos possibilita gravar certos momentos que acontecem sem previsão com a câmara de fotográfica incorporado a maior parte dos telemóveis. Vantagens no contexto profissional
 Num contexto mais profissional, a utilização do telemóvel pode não ter só benefícios. É certo que hoje em dia a presença do telemóvel é imprescindível, vejamos, para além das comunicações habituais e já descritas é possível localizar um cliente sem a necessidade de deslocação, tratando assuntos vários relacionados com as empresas tanto ao nível de informação, apoio ao cliente ou efectuar pagamentos etc... de um modo para certas empresas a não existência do telemóvel seria impensável, as empresas de distribuição estafetas  e serviços, além do transporte, funcionam com telemóvel.

Desvantagem no contexto profissional

Numa perspectiva desvantajosa, a utilização do telemóvel pode ser prejudicial, por exemplo: muitos condutores que por vezes não se dignam a parar para receber chamadas causando acidentes muito graves ou como a de um controlador aéreo que enquanto trocava mensagens de texto com alguém, provocou engarrafamento aéreo, felizmente não causou nenhum acidente mais grave.

Conclusão

Podemos assim concluir que o telemóvel tem evoluindo ao longo dessas décadas, trazendo a nos enumeras funções, facilitando e trazendo-nos muitas vantagens tanto a nível privado ou particular quando usado de forma correcta de forma a não prejudicar outros, por estarmos sempre contactáveis acaba por ser uma vantagem e desvantagem pelo facto de poderem nos contactar quando não queremos ser contactados por uma certa pessoa ou entidade.

José Sequeira
José Tavares
Laudino Santos                                                                                               CLC5-C2018/11  Cenfic

Sem comentários:

Enviar um comentário